→ FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO
Todas as decisões financeiras importantes devem ser vistas em termos de risco esperado, de retorno esperado e do impacto de sua combinação sobre o preço da ação.
Avaliação é o processo que une risco e retorno para determinar o valor de um ativo. É um processo simples que aplica-se à séries de benefícios esperados dos títulos de dívidas, ações, locações de imóveis, poços de petróleo e outros, para determinar seu valor num dado instante no tempo.
→ PRINCIPAIS FATORES
Os principais fatores para o processo de avaliação incluem fluxos de caixa (retorno), o timing e retorno exigido (risco).
Fluxo de Caixa
O valor de qualquer ativo depende do(s) fluxo de caixa que se espera que ele gere durante o período considerado. Para Ter valor, um ativo não precisa fornecer um fluxo de caixa anual; pode fornecer um fluxo de caixa intermitente ou, então, um fluxo de caixa único durante o período.
Exemplo:
José, é analista financeiro da empresa “X”, uma holding diversificada, deseja estimar o valor de três de seus ativos – ação ordinária da empresa “Y”, participação em poço de petróleo, e um quadro de autenticidade comprovada, pintado por artista famoso. Sua estimativa de fluxo de caixa para cada ativo foi:
Ação empresa “Y” – Espera receber dividendos em moeda corrente de $ 300 por ano, indefinidamente.
Poço de Petróleo – Espere fluxos de caixa de $ 2.000 no final do 1º ano; $ 4.000 no final do 2º ano e $ 10.000 no final do 4º ano, quando o bem for vendido.
Pintura Original – Espera ser capaz de vender o quadro daqui a 5 anos, por $ 85.000.
Uma vez feita essas estimativas de fluxo de caixa, José tomou o primeiro passo para a determinação do valor de cada um desses ativos.
Timing
Além de saber as estimativas do fluxo de caixa, temos também que conhecer o timing (tempo) em que estes ocorrem. Costuma-se especificar o timing junto com o montante do fluxo de caixa.
Exemplo:
Espera-se do poço de petróleo fluxo de caixa de $ 2.000; $ 4.000 e $ 10.000 no final dos anos 1, 2 e 4 respectivamente. O fluxo de caixa e seu timing, em conjunto definem totalmente o retorno esperado do ativo.
Demonstração gráfica do fluxo de caixa e timing
• Retorno Exigido (risco)
O risco, mostra a possibilidade de que um resultado esperado não se realize. O nível de risco associado com um fluxo de caixa pode afetar seu valor. Quanto maior o risco de um fluxo de caixa, menor será o seu valor. Usando as técnicas de Valor Presente, um risco maior pode ser incorporado em uma análise, pelo uso de um retorno exigido ou taxa de desconto maiores. De acordo com o Modelo de Formação de Preços de Ativos de Capital (CAPM), quanto maior for o risco medido pelo beta b, mais alto será o retorno exigido, k. Neste processo de avaliação, o retorno exigido é usado para incorporar o risco na análise – quanto mais alto for o risco, maior será o retorno exigido (tx de desconto) e quanto mais baixo for o risco, menor será o retorno exigido.
Exemplo:
Relembrando a tarefa de José, de estabelecer um valor à tela original, da qual se espera obter um único fluxo de caixa de $ 85.000 de sua venda ao final de cinco anos, considere dois cenários.
Cenário 1 : Uma grande galeria fez contrato para compra da tela por $85.000 no final de cinco anos. Uma vez que esta é uma situação de certeza, José vê seu ativo como “dinheiro no banco” e poderia usar a taxa livre de risco predominante, Rf, de 9%, como retorno exigido.
Cenário 2: O valor das telas deste artista tem oscilado muito nos últimos 10 anos, e embora José espere alcançar $ 85.000 pela pintura, seu preço pode variar de $ 30.000 a $ 140.000. Devido à alta incerteza relativa ao valor da obra, José acredita que um retorno exigido de 20% seja apropriado.
→ MODELO BÁSICO DE AVALIAÇÃO
O valor de qualquer ativo é o valor presente de todos os futuros fluxos de caixa esperados, durante um período de tempo relevante. O período de tempo pode ser apenas de um ano ou prolongar-se infinitamente. Portanto, o valor de um ativo é determinado, descontando-se os fluxos de caixa esperados para seu valor presente e usando-se o retorno exigido adequado para o risco do ativo como a taxa de desconto apropriada. Usando as técnicas de Valor Presente (VP), podemos expressar o valor de qualquer ativo no tempo zero, Vo, como:
Onde:
Vo = valor do ativo no tempo zero
FC = fluxo de caixa esperado no final do ano
k = retorno apropriado (taxa de desconto)
n = período de tempo relevante.
Exercício.
De posse dos dados das análises de José, calcule o valor da Ação da empresa”Y” a uma taxa apropriada de retorno exigido de 12%, o poço de petróleo a uma taxa de 20% e a pintura original a uma taxa de 15%.
Usando o recurso da expressão do fator de juros do valor presente, FJVPk,n, reescrevemos a fórmula da seguinte maneira:
Exercícios.
Agora utilizando esta nova fórmula faça novamente os cálculos anteriormente pedidos.
→ AVALIAÇÃO DA AÇÃO ORDINÁRIA
Os acionistas ordinários são recompensados com o recebimento e dividendos em dinheiro, ou no mínimo a não diminuição do valor de suas ações. Os proprietários das empresas e os analistas financeiros analisam o crescimento e a lucratividade da mesma através dos índices das ações. Os analistas recomendam que se comprem as ações quando estas estiverem subavaliadas (seu valor de mercado no momento é inferior ao seu valor verdadeiro) e coloquem-nas à venda quando estão superavaliadas (seu valor de mercado está acima do seu verdadeiro valor).
• Eficiência de Mercado
Para sabermos da eficiência de mercado das ações, utilizamos dois métodos; o retorno exigido, k – é especificado pelos investidos, a cada período, para um dado nível de risco (CAPM). E o retorno esperado, k – que se espera obter em cada período sobre um dado ativo, durante um horizonte de tempo infinito.
Para achar o retorno exigido usamos a fórmula:
E para retorno esperado:
Exercício.
A ação ordinária da empresa “X” é vendida a $ 50, e gera um benefício de $ 6,50 por ação para cada período vindouro. A taxa livre de risco, Rf, é de 7%, normalmente o retorno de mercado km, é de 12%; e o beta da ação, b, é de 1,20. Para encontrar o retorno, utilize as fórmulas do retorno esperado e CAPM.
→ EQUAÇÃO BÁSICA DE AVALIAÇÃO DE AÇÕES
O valor das ações ordinárias é igual ao valor presente de todos os futuros dividendos que, se espera, serão gerados num horizonte de tempo infinito.
Para se calcular o valor de uma ação ordinária, utiliza-se a seguinte fórmula:
Onde:
Po = valor da ação ordinária
D1 = dividendo esperado por ação
ks = retorno exigido sobre a ação
Temos também ação de crescimento constante, e para acharmos seu valor usamos a seguinte fórmula, Onde:
Po = valor da ação ordinária
D1 = dividendo esperado por ação
ks = retorno exigido sobre a ação
g = taxa de crescimento constante
• Valor Contábil da ação
É o montante por ação ordinária a ser recebido, se todos os ativos da empresa forem vendido por seu exato valor de livro e se o dinheiro restante depois de pagas as obrigações, for dividido entre os acionistas ordinários.
Ex.
Uma empresa possui em 31/12/xx um ativo total de $ 6.000.000, um passivo total de $ 4.500.00 incluindo as ações. Tendo emitido 100.000 ações. Portanto o valor contábil da ação será:
• Valor de liquidação
É o montante real por ação ordinária a ser recebido, se todos os ativos da empresa forem vendidos, as obrigações forem pagas e qualquer dinheiro remanescente for dividido entre os acionistas ordinários.
Ex. Suponhamos que mesma empresa verificada anteriormente conseguisse obter somente $5.250.000 pelo seus ativos no dia de hoje. Tendo um passivo de $4.500.000 e 100.000 ações emitidas. Qual o valor de liquidação da ação?
→ EXERCÍCIOS
1) Considerando que a CIA MS, emite ações, cada ação paga um dividendo de $ 15,00 e que a taxa de desconto de ação no mercado é de 9,5%, determine o valor da ação emitida pela empresa.
2) O presidente a empresa Sul S/A, anunciou que os dividendos da empresa crescerão à taxa de 18% para os três próximos anos, e a partir daí a taxa anual de crescimento deve ser de apenas 6%. O dividendo anual por ação, para o próximo ano deve ser de $ 4,00. Se a taxa desejada de retorno de 15% é considerada, qual é o preço mais alto disponível que você estaria disposto a pagar pelas ações da empresa?
3) O administrador financeiro da empresa “X” S/A está estudando a linha de mercado de títulos da empresa. O beta da ação da empresa é de 1,5. A taxa de retorno livre de risco é de 8%. O retorno sobre a carteira de ativos é de 11%. O prêmio pelo risco da ação da empresa é de?
Nenhum comentário:
Postar um comentário