Os períodos de PAYBACK são comumentes utilizados na avaliação de investimentos. Trata-se do tempo necessário para que a empresa recupere seu investimento inicial em um projeto, calculado com suas entradas de caixa. No caso de uma anuidade , o período PAYBACK pode ser encontrado dividindo-se o investimento inicial pela entrada anual de caixa. No caso de um série MISTA de entrada de caixa, as entradas anuais precisam ser acumuladas até que o investimento inicial seja recuperado.
Os critérios de Decisão
Quando o período de PAYBACK e usado na tomada de decisão de aceitação ou rejeição, os critérios considerados são os seguintes:
- Se o período de PAYBACK for menor que o período máximo estipulado pela "empresa" o período está aceito.
- Se o período de PAYBACK for maior que o período máximo estipulado pela "empresa" o período está rejeitado.
A duração do período máximo aceitável de recuperação é determinado pela administração da empresa. Esse valor é fixado subjetivamente, com base em diversos fatores, incluindo o tipo de projeto ( expansão, substituição e reforma ), o risco que oferece e a relação imaginada entre o período PAYBACK e o valor da ação. É simplismente um número que a administração sente, em média, que resultará em decisões de investimento criadoras de valor.

Fonte: Gitman
Nenhum comentário:
Postar um comentário