sábado, 14 de abril de 2012

Política Monetária

- Podemos considerar como instrumentos de politica monetária todas as variáveis que o Banco Central controla diretamente.

- Estes estão divididos em quatro instrumentos clássicos de politica monetária:

* Controle das emissões de moedas: O Banco Central controla, por força de lei, o volume de moeda manual da economia, cabendo a ele as determinações das necessidades de nova emissões e respectivos volumes.

* Deposito compulsórios ou reservas compulsórias- Obrigatórias: processo no qual os Bancos comerciais, além de possuírem os chamados encaixe técnicos ( o caixa dos bancos comerciais), são obriga-dos a depositar no BACEN um percentual determinado por este sobre os depósitos á vista.

* Operações com mercado aberto: Consistem na compra e venda de títulos públicos ou obrigações pelo governo. Quando o governo coloca os seus títulos junto ao publico, o efeito esperado é reduzir ou em enxugar os meios de pagamentos, já que parte da moeda em poder publico retorna o governo como pagamento desses títulos. Ao contrário quando o governo compra os títulos, efetua o pagamento em moeda aos seus portadores, o que aumenta a oferta de moeda, e consequentemente dos meios de pagamento.

* Politica de redesconto: implica na liberação de recursos pelo BACEN aos bancos comerciais, que podem ser empréstimos ou redesconto de títulos. Trata-se na verdade de uma fonte acessível de empréstimos do BACEN para os bancos comerciais. Existem os redescontos de liquidez, que são os empréstimos para os bancos comerciais cobrirem um eventual debito na compensação de cheques, e os redescontos especiais ou seletivos, que são empréstimos autorizados pelo BACEN, visando a beneficiar setores específicos.

* Por exemplo, para estimular a compra de maquinas agriciolas, o Banco Central abre uma linha especial de credito, pelo qual os bancos comerciais emprestam( descontam) aos produtores rurais e redescontam o titulo junto ao BACEN.

* Bacen tem os instrumentos para jogar dinheiro na economia ( ele determina se vai ter mais oferta ou demanda)

- BNDS: ainda não tem empresas responsáveis para criar empresas para produção.

- Lastrear: imprimir mais moedas do que possui, não pode.

- Reserva internacional: reduzir venerabilidade externa ( divida externa X demanda)



- Existe a inflação de custo x demanda

* Inflação de demanda: aumento da demanda é combatido com a taxa de juros

* Inflação de custo: é inferior com que você pode produzir.

* Incapacidade das empresas de responder esse aumento da demanda

* Hiperinflação: aumento da inflação, o sistema de preço relativo não funciona mais. Ex:

* Deflação: o preço cai

* Estagnação: após a deflação não tem o crescimento da demanda é o caso do Japão.

* Inflação: gera desemprego

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cotação de moédas


Cotações de Moedas fornecidas por Investing.com Brasil.