→ Conceito
O mercado interbancário é um mercado onde o governo não tem acesso, o Banco Central não interfere nesse mercado. É utilizado também por bancos que o utilizam para otimizar o caixa disponível.
→ Classificação:
○ Bancos de negócios estão segmentados como intermediários na atuação de grandes operações.
○ Bancos de atacado atuam com grandes e poucos clientes
○ Bancos de varejo atuam com a massa, muitos clientes, que independem do tamanho.
→ Os bancos têm se focado na segmentação por grupos, cada um com atendimento específico, conforme abaixo:
○ Podem também fazer parte deste grupo, as empresas de médio porte.
○ Private Bank – Atendimento e suporte se restringe a clientes pessoa física especiais com uma renda ou patrimônio elevado.
○ Personal Bank – Atendimento a clientes pessoas físicas de alta renda e empresas de pequeno e médio porte.
→ Dentre os tipos de bancos, podemos citar:
• Banco Comercial
• Banco de Investimento
• Banco de Desenvolvimento
• Banco Misto (instituições bancárias mistas, sendo Bancos de Crédito e de Poupança)
→ Entre as funções do banco atualmente, podemos destacar:
Depósitos; transações por parte de cheques, transferência entre contas correntes e pagamentos; empréstimos; disponibilizar cofres para que seus clientes que guardem dinheiro; e câmbio, que é a troca de moedas estrangeiras.
Pode se dizer que a função básica de um banco é adquirir o dinheiro excedente de quem tem, e emprestá-lo para quem precisa, desta forma fazendo o dinheiro circular e que por conseqüência, aumentar a economia do país.
→ Banco Comercial
O que hoje definimos como banco ou instituição bancária é exatamente o que há algum tempo atrás se conhecia como banco comercial, embora este tipo de definição ainda possa ser escutada em algumas conversas ou encontradas em alguns registros. É uma instituição privada ou pública que possui como finalidade principal a guarda do dinheiro em suas dependências.
Definir como banco comercial uma instituição é uma atitude um pouco vaga, uma vez que muitas destas instituições bancárias possuem esta nomenclatura dentre o seu nome de registro no comércio aberto. Além disso, por justamente atuar na área comercial e de relacionamento entre pessoas físicas, jurídicas e instituições públicas e/ou privadas, o banco necessita um rigoroso reforço no seu pessoal de segurança para garantir que todo o investimento de seus clientes continue intacto às mãos de terceiros.
No Brasil, existem representações bancárias de diversas nacionalidades do mundo inteiro. Dentre os principais bancos comerciais, encontram-se o Banco Comercial do Brasil, o Banco Comercial Uruguai S/A, Banco Comercial Português S/A, o Banco Comercial do Paraná S/A, etc. Como é possível observar claramente, são todas instituições permanentes e exclusivas de um determinado governo, seja este de um país, um estado ou uma cidade.
Os bancos comerciais são de suma importância para o giro do capital numa economia local, pois são neles que são realizados as principais transações que afetam o mercado financeiro local, além de realizar atividades do cotidiano da população, atribuindo para si mesmo, a função de administrar as economias de todas as parcelas da população, sejam elas de alta ou baixa renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário